• O Calendário Chinês e as Temporadas Energéticas

     

    No calendário ocidental o equinócio do 20 de Marte é considerado como o 1eiro dia da Primavera.

    Mas no calendário chinês, o 1eiro dia da temporada energética Primavera (Ano Novo Chinês), flutua entre 21 de Janeiro e 20 de Fevereiro.
    Em 2017, a emersão do Yang “renascente” acontece no 28 de Janeiro em China(29 de Janeiro em Europa-América), e o Movimento Madeira-Primavera que goberna o Fígado, permanece “emperador” da temporada energética por 73 dias.
    Atingirá o seu apogeu (equinócio) 5 semanas mais tarde, pois irá diminuindo durante 5 mais semanas, antes de transferir a função de Emperador ao orgão correspondente á temporada seguinte.

    Então, 4 temporadas, cada uma de 73 dias = 292 dias
    Os restantes 73 dias do ano estão distribuidos em 4 períodos de 18 dias – 5a temporada o “off season”-  que permitem a transição energética de uma temporada para a seguinte.

    5thseason

    Datas da 5a temporada em 2017 :
    11 – 29 de Janeiro : emersão/despertar do Yang (Movimento da Primavera-Madeira)
    12 – 29 de Abril
    12 – 29 de Junho : emersão/despertar do Yin (Movimento do Outono-Metal)
    11 – 28 de Outobro

    O Movimento da Terra goberna a 5a temporada e o par Baço/Estômago executa as funções emblemáticas do Movimento Terra :
    receber sementes/o qualquer outro tipo de informação na sua forma bruta antes de extrair os seus princípios essenciais, transformar-os e transportar-os para os sitios certos no corpo.

    Durante a 5a temporada, os exercícios de Qi Gong são escolhidos para fortalecer o Baço, Pâncreas e Estômago e esticar os 2 Meridianos correspondentes para facilitar o equilíbrio destas estruturas e funções vitais.

    O fato é que é desejável para estimular as energias dos 5 orgões-funções ao longo do ano, tendo em conta que eles estão estreitamente ligados um com o outro e influenciam uns aos outros de maneiras diferentes.

Comments are closed.